A Promessa da Virgem
Sobre se conhecer e se aceitar
O Arquétipo da Virgem
A Virgem tem um valor intrínseco que precisa ser conhecido. O termo “floresta virgem” a define melhor: é bela e poderosa em seu estado autêntico, intocável, natural, mas seu valor é mensurado apenas pela quantidade de madeira a ser explorada.
Sociedades patriarcais definem a Virgem em termos de uso, tratando-a como um objeto para uso dos homens. Mas na mitologia, a Virgem é uma deusa que tem poder sobre a própria sexualidade e toma decisões próprias. Não é dada em casamento para ninguém (eterna virgem).
A Jornada da Virgem
Vista em filmes da Disney, heróis da Marvel e em contos de fada, a Promessa da Virgem é uma jornada para conhecer a si mesmo e ser si mesmo. Também é chamada de Jornada Criativa ou Jornada do Rebelde, e ainda Caminho do Artista.
Segundo Kim Hudson, sua jornada é composta por 13 passos.
Primeira Fase
1. O Mundo que Ela depende
Nessa etapa mostra-se do que a Virgem é dependente, podendo ser 4 tipos de dependência: sobrevivência, convenção social, proteção, e necessidade de ser amada ou de pertencimento. Ela tem um vislumbre de quem realmente é, mas o suprime para continuar no mundo.
No filme Legalmente Loira, Elle está obcecada em se casar com alguém e ser loira. No entanto, quando um vendedor tenta enganá-la, vemos um lampejo de seu potencial como advogada.
2. O Preço de se Conformar
Para pertencer ou estar segura, a Virgem adota uma crença que a obriga a suprimir ou ignorar seu dom ou natureza autêntica. Essa crença faz com que ela:
- Seja passiva diante da vida;
- Concorde em viver com restrições;
- Viva uma vida de servitude;
- Se submeta à violência psicológica.
No primeiro filme de Os Incríveis, o herói Beto (Sr. Incrível) se vê obrigado a esconder os poderes devido à proibição de super-heróis, e trabalhar numa agência de seguros, lidando com os abusos do chefe e chatice de uma vida comum.
3. Uma oportunidade para brilhar
É o momento em que a Virgem tem um gostinho do que aconteceria se ela realmente fosse quem quisesse ser. Isso pode acontecer:
- Pelo destino;
- Constantemente perseguida pela oportunidade;
- Desejo de completude;
- Ajudar alguém em necessidade;
- Pela Anciã.
Em Mulan, a jovem chinesa ajuda alguém em necessidade ao se passar por homem e se alistar no exército para que o pai doente não seja chamado à guerra.
4. Ela se Fantasia
É um momento divertido, mas não menos importante, em que a Virgem se fantasia para conseguir ser quem realmente é e ainda assim permanecer segura. Pode ocorrer de 4 maneiras:
- Fica bela;
- Recebe um objeto físico;
- Dicas de moda;
- Tira a roupa que o mundo lhe deu.
No filme animado Belle, Suzu cria um avatar na rede social U para cantar e falar em público, que ela não consegue fazer na vida real desde que perdeu a mãe numa tragédia. E em Os Incríveis, Beto sai às escondidas com seu amigo Lúcio para combater a criminalidade.
Segunda Fase
A Virgem descobriu seu dom, mas ainda não consegue revelá-lo ao mundo. Tem medo de machucar, de ser machucada, de não ser compreendida.
Na Segunda Fase da Promessa da Virgem, a criança começa a crescer, a transformação se inicia. Lembremos que o arquétipo da Virgem possui suas sombras: A Vítima e a Prostituta, que tentam-na a desistir de suas crenças e a aceitar o mundo cruel. Estão dentro dela, e também personificadas nos personagens ao seu redor. Ela não precisa vencê-las, mas entendê-las e aceitá-las dentro de si.
A Virgem precisa crescer, e isso significa abandonar a crença que o mundo impôs a ela e revelar a crença que ela desenvolveu sozinha, sua habilidade especial.
5. O Mundo Secreto
Como a Virgem ainda não consegue se rebelar completamente contra o Mundo que ela Depende, ela cria um mundo só para ela, onde pode ser quem é de forma segura: o Mundo Secreto, para onde viaja e se diverte constantemente. O Mundo Secreto pode aparecer como:
- Um plano
- Em estado psicológico de conforto
- Um lugar físico.
Nos filmes, HQs e animações de X-Men, as crianças mutantes são levadas ao Instituto Xavier, onde podem treinar seus poderes de forma segura sem serem perseguidos ou machucarem alguém. O Instituto é seu mundo secreto, de conforto. Escondidos, podem ser quem são.
6. Não se encaixa mais no Mundo
Primeira evidência que a Virgem está crescendo e que vai tentar enfrentar o Mundo que Ela Depende. Ela pode:
- Se arriscar mais;
- Se sentir confusa;
- Atrair atenção;
- Se sentir tentada a desistir de tudo, pois conciliar o Mundo Secreto e O Mundo que Ela Depende é muito difícil.
Em Os Incríveis, Beto combate a criminalidade escondido com o amigo Lúcio. Ele perde a paciência quando seu chefe se recusa a salvar uma vítima de assalto.
7. É Vista Brilhando
O Mundo que Ela Depende e o Mundo Secreto se chocam e a Virgem é forçada a revelar sua autenticidade. Momento conflituoso. Pode ocorrer com:
- Ela usa demais o dom;
- Circunstâncias mudam;
- Reconhecida pelo Mundo que Ela Depende;
Traição.
Em Harry Potter e A Ordem da Fênix, os estudantes treinam escondidos defesa contra as artes das trevas desde que não há um professor adequado para a tarefa, mas são traídos por Marieta Edgecombe, que revela as reuniões para Umbridge, a nova diretora de Hogwarts.
8. Desiste do que a Manteve Presa
A Virgem perde o Mundo Secreto. Ela precisa aprender que deve liberar seu dom/crença natural, e não mantê-lo escondido, superando a crença falsa que o Mundo lhe passava.
Importante: esse passo deve ser refletido atentamente, pois é quando a Virgem engaja a audiência e quando ela se transforma e passa a ser mais ativa. É um ponto de virada, de sem retorno.
No filme Como Treinar o Seu Dragão, após Soluço perder Banguela e ser renegado como filho, ele descobre que não foi a fraqueza que salvou Banguela como seu pai lhe fazia acreditar, mas a compaixão. Assim, ele decide treinar os amigos para salvar os dragões e os vikings, aceitando que a compaixão é sua força e rebelando-se contra o modo de viver viking. Para crescer, Soluço deixa para trás as crenças dos vikings e abraça a sua. Ele brilha.
Os Mutantes de X-Men sempre foram tratados como doença, com temor, por causa de seus poderes estranhos. Mas o Instituto Xavier passou aos X-Men uma nova crença, ensinou que podiam viver em paz, que seus poderes são dons e não maldições.
9. Caos no Reino
O Mundo que a Virgem Depende vira um caos, pois não aceita — e ainda não sabe aceitar — a mudança dela. Esse é o ponto que mais difere uma história de Virgem de uma história de Herói, pois na Virgem a comunidade precisa se transformar, enquanto no Herói a comunidade é boa e só precisa ser protegida e preservada.
Em X-Men Evolution, após os Mutantes revelarem seus poderes para protegerem a população dos sentinelas e de Magneto, as pessoas se voltam contra eles, temendo-os e caçando-os. Mas por ser impossível saber quem é mutante, a própria população sofre com a perseguição. O mundo inteiro vira um caos.
Terceira Fase
O Mundo ainda precisa se adaptar à mudança da Virgem. Tão acostumado a dizer como ela devia se comportar, agora que ela manda em si própria, ela parece estranha, temível. Deve ser reprimida para que a paz volte.
Se o Mundo não mudar, ele vai morrer. O Mundo perdeu a Virgem, e agora percebe que era ela quem o mantinha vivo. Tentará resgatá-la a todo custo, mas só com a mudança da comunidade é que ela poderá conviver com ele.
Lembremos que o Mundo é aquilo a quem a Virgem pertence, que a nutre, mas a poda. Que passa o falso ensinamento que para a Virgem viver em paz, ela precisa esconder suas habilidades. Ficar quieta. Comportar-se como querem que ela se comporte. Assim, o Mundo pode ser um reino, um estado autoritário, um professor que despreza artes, uma família adorável em todos os quesitos, mas sufocante.
Na última fase da Promessa da Virgem, o mundo em que ela vive — ou abandonou — está em transformação. Diferente da Jornada do Herói, aqui o mundo nunca foi um lugar de conforto, realmente seguro. Ele podia até ser considerado o antagonista da Virgem, seu vilão. Nesse caso, não cabe à Virgem derrotá-lo. Ele é essencial para ela.
Também não cabe à Virgem transformá-lo. É o próprio Mundo que deve perceber a importância da transformação. A transformação deve partir dele mesmo. O Reino, o estado, a família, precisam mudar.
10. Perambula nas Terras Ermas
Separada dos velhos costumes e da antiga forma de pensar, mas temendo suas opções de futuro, a Virgem pausa para pensar e preencher o sentimento de vazio interior. Sua única escolha é olhar para dentro de si mesma e decidir o que quer da vida. Se ela escolher a paz com o mundo, terá que sacrificar uma parte de si. Se ela escolher abraçar seu dom, talvez não haja espaço para ser feliz e viver em paz.
Vemos esse momento de dúvida com a jovem mutante Vampira no filme X-Men: O Confronto Final. O Instituto Xavier ensina para Vampira que seu poder é um dom, e não uma maldição, mas após a descoberta da cura mutante e da morte de Xavier, não resta nenhuma perspectiva de um bom futuro para ela. Vampira decide sacrificar seu dom e toma a vacina.
11. Escolhe brilhar
Se a Virgem decidir continuar a ser quem realmente é, a Jornada continua e alcança seu clímax. Aqui ela volta à ação. Ela deve agir de acordo com quem ela é, independentemente da reação externa a ela, de como o Mundo vai se comportar a partir de agora.
Em Shrek, a Princesa Fiona recusa o lorde Farquaad e acaba se transformando em ogro após o beijo do amor verdadeiro (Shrek), porque essa é sua verdadeira forma. Ela aceita a forma feia para viver feliz com o amado, mesmo que isso pareça um absurdo e — no próximo filme — seus pais não queiram.
12. A Nova Ordem (Resgate)
O Mundo não consegue viver sem a Virgem, então precisa recuperá-la. Ele pode tentar obrigá-la a retornar, mas para que ela permaneça no mundo, a mudança tem que vir do mundo. Esse passo é o início da transformação da comunidade. Pode ocorrer de duas formas:
- Reconhece o valor da Virgem e de sua autenticidade;
- Se dispõe a sacrificar uma parte de si para que ela não vá embora para sempre.
Em Como Treinar o Seu Dragão, o pai Stoico não salva apenas Soluço, mas também o dragão Banguela, reconhecendo o poder do filho que será preciso para derrotar o Morte Rubra.
13. O Mundo Brilha Mais Forte
O Mundo finalmente percebe que a mudança foi necessária e que as pessoas estão mais felizes agora. O Caos e a Mudança abriram espaço para a liberdade, o amor incondicional, a criatividade e a alegria.
Em Os Incríveis, Beto aceita lutar junto com os filhos, mesmo que isso os ponha em risco, pois confia em suas capacidades. O Mundo reconhece os atos de heroísmo e ser herói deixa de ser um crime.
Esse texto é uma atualização do estudo de caso Os Incríveis 1.
Se você se interessou em saber mais sobre a Promessa da Virgem, confira o site da Kim Hudson e meu texto sobre Arquétipos Femininos e Masculinos.