Ilustração com o rosto de Zeus no centro rodeado por cabeças da Hidra. No lado esquerdo Atlas carrega o globo terrestre nas costas. No lado direito, Hermes corre com o caduceu numa mão e um escudo na outra.
Ilustração com o rosto de Zeus no centro rodeado por cabeças da Hidra. No lado esquerdo Atlas carrega o globo terrestre nas costas. No lado direito, Hermes corre com o caduceu numa mão e um escudo na outra. Via Mythopedia.

Arquétipos para escritores

Um resumo da Kim Hudson pra quem tem pressa

Paulo Moreira
4 min readOct 12, 2022

--

Arquétipos são energias procurando uma forma física para ocuparem. Surgem do inconsciente dos escritores e passam para suas narrativas, atraindo leitores e dando significado a suas vidas. São padrões de histórias e personagens que se repetem e se propagam, em especial nos mitos e nos contos de fada.

Um personagem pode apresentar um arquétipo diferente em cada experiência da história, ou vários ao mesmo tempo. Isso é o que o deixa interessante. Um personagem pode percorrer a Jornada do Herói e a da Virgem em uma mesma história.

Homens e mulheres, garotos e garotas podem ser tanto Virgens quanto Heróis. Como na teoria do Yn e Yang, todos temos nosso lado feminino e masculino.

Para Kim Hudson, autora de A Promessa da Virgem, há três principais arquétipos femininos e três masculinos, que representam cada fase do crescimento humano. Cada arquétipo possui sua Sombra, uma versão destrutiva mas necessária, totalizando 12 arquétipos principais. Arquétipos masculinos são movidos pelo medo, enquanto os arquétipos femininos, pelo amor.

Na primeira fase da vida temos a Virgem e o Herói, com jornadas que os fazem aprender a se relacionar consigo mesmos.

Na segunda fase temos a Deusa Mãe e o Amado Rei, com jornadas que os fazem aprender a se relacionar com os outros.

E finalmente na terceira fase temos a Anciã e o Mentor, com jornadas que os fazem aprender a se relacionar com o cosmos.

Arquétipos Femininos Básicos

Vênus, de Botticelli
Vênus, de Botticelli. Uma mulher ruiva e nua em pé sobre uma concha no mar, cobrindo as partes íntimas com os cabelos e os seios com a mão. Na praia à direita, uma mulher vestida se aproxima para cobri-la com um manto vermelho, enquanto no lado esquerdo um homem voador com uma mulher agarrada às suas costas sopra um vento com flores em direção a mulher nua.

A virgem

Ela é dependente do mundo no qual se esconde, mas identifica a própria autenticidade ou um poder pessoal e o revela ao mundo. Sua jornada é sobre liberdade e autoconhecimento, conhecida também como Jornada do Artista. Para descobrir quem ela é, ela se distancia de tudo aquilo que esperam dela. Já falei sobre sua jornada aqui.

Sinônimos: Princesa, Rebelde, Donzela, Criança com um Dom.

Exemplos: Cinderela, X-Men.

A Vítima ou Prostituta

Sombra da Virgem, que eu prefiro chamar de A Promíscua. Impedida de ser quem realmente é, a Vítima ou Prostituta aceita a crueldade do mundo e se permite ser usada.

Sinônimos: Escravo, Palhaço Triste.

Exemplos: Daenerys Targaryen, Cersei Lannister, Coringa de Joaquin Phoenix.

A Deusa Mãe

Tem o poder de nutrir e inspirar, mas tudo o que mais deseja é encontrar um lar que a faça se sentir jovem ou recuperar as forças. Ela aprende a compartilhar e receber.

Sinônimos: Pai-Coruja, Bom samaritano, curandeira, contadora de histórias.

Exemplos: Catelyn Stark, Mary Poppins.

Femme fatale

Sombra da Deusa Mãe. Se aproveita dos sentimentos das outras pessoas para conseguir o que deseja.

Sinônimos: Manipuladora. Sensual. Madrasta Má.

Exemplos: Madrasta de Branca de Neve, Red Sparrow, Gríma de O Senhor dos Anéis.

A Anciã

Descobre o que é preciso para que a comunidade cresça e perturba a vida dela para que sigam o verdadeiro caminho. Aprende que tudo está conectado, e as portas da magia e imortalidade se abrem para ela.

Sinônimos: Fada-Madrinha. Trickster.

Exemplos: Gandalf, Sophie de Howls Moving Castle do Studio Ghibli.

A Bruxa

Sombra da Anciã. Recusa-se a aceitar a finitude da própria vida e impede o crescimento das outras pessoas.

Sinônimos: Sabotadora.

Exemplos: Bruxa de Enrolados que prende a Rapunzel. Saruman. Rainha Branca de Nárnia.

Arquétipos Masculinos Básicos

Ulisses e as Sirenas, de John William Waterhouse. Num navio no mar, um homem está amarrado ao mastro, rodeado por águias com cabeças de mulher, enquanto os outros navegantes remam assustados.
Ulisses e as Sirenas, de John William Waterhouse. Num navio no mar, um homem está amarrado ao mastro, rodeado por águias com cabeças de mulher, enquanto os outros navegantes remam assustados.

O Herói

Quer salvar a comunidade em que vive e trazer tudo de bom a ela. Aprende a sobreviver sozinho no mundo estranho. Sua Jornada é bastante conhecida: a Jornada do Herói e a da Heroína. Você pode conferir a Jornada da Heroína aqui. Precisa controlar e enfrentar seus medos para salvar a comunidade.

Sinônimos: Heroína. Salvador. Aventureiro

Exemplos: Ulisses. Neo de Matrix. Mulher Maravilha.

O Covarde ou O Agressor

Sombras do Herói. O Covarde é controlado pelo medo e faz de tudo para ser confortado ou estar seguro. Enquanto o Agressor tira o conforto e a segurança dos outros.

Sinônimos: Adulto que nunca cresce. Traidor. Aproveitador.

Exemplos: Coringa de Heath Ledger. Traidor de Matrix. Judas Iscariotes.

O Amado Rei

Usa seu discernimento, senso de justiça e proteção para o bem dos outros. Aprende que seus sentimentos e relacionamentos afetivos também são importantes e que mostrá-los não é fraqueza.

Sinônimos: Pai. Guerreiro. Rainha Boa. Mediador. Anjo.

Exemplos: Castiel de Sobrenatural. Senhor incrível de Os Incríveis. Pai da Eleven em Stranger Things.

O Tirano

Sombra do Amado Rei. Usa seu poder para criar uma atmosfera hostil e controla os outros pelo medo. Seu foco é o ganho pessoal ao interagir com os outros.

Sinônimos: Esposa Obsessiva. Rainha Má. Ditador. Marido Violento.

Exemplos: Presidente Snow em Jogos Vorazes. Rainha Vermelha de Alice no País das Maravilhas. Don Corleone em O Poderoso Chefão.

O Mentor

Busca conhecimento e riqueza espiritual e repassá-los para um discípulo para que ele continue suas boas obras. Aceita a mortalidade das coisas, inclusive de si próprio e de seu conhecimento.

Sinônimos: Sábio. Benfeitor. Mestre. Filantrópico.

Exemplos: Obi Wan Kenobi de Star Wars. Haymitch de Jogos Vorazes. Morfeu de Matrix.

O Avarento

Sombra do Mentor. Decide se isolar para proteger sua riqueza e seu conhecimento e nega a iminência da morte.

Sinônimos: Eremita. Solteirão. Egoísta. Misterioso.

Exemplos: Rei de dentro das Muralhas em Attack on Titan. Deus em Sobrenatural. Gollum de O Senhor dos Anéis.

Gostou do texto? Deixe seus aplausos, eles vão até 50.

Se puder contribuir financeiramente com o blog para que eu continue escrevendo, me dê uma gorjeta (tips)!

Você também pode adquirir meus contos ecofantásticos através deste link.

--

--

Paulo Moreira

Brazilian pharmacist in loved with History, Fantasy and Ecofiction. Author of The Blood of the Goddess. I write about nature in poems and fantasy stories.