A Promessa da Virgem

Sobre se conhecer e se aceitar

Pintura A Primavera, de Sandro Botticelli.
A Primavera, de Sandro Botticelli.

O Arquétipo da Virgem

A Virgem tem um valor intrínseco que precisa ser conhecido. O termo “floresta virgem” a define melhor: é bela e poderosa em seu estado autêntico, intocável, natural, mas seu valor é mensurado apenas pela quantidade de madeira a ser explorada.

Sociedades patriarcais definem a Virgem em termos de uso, tratando-a como um objeto para uso dos homens. Mas na mitologia, a Virgem é uma deusa que tem poder sobre a própria sexualidade e toma decisões próprias. Não é dada em casamento para ninguém (eterna virgem).

A Jornada da Virgem

Vista em filmes da Disney, heróis da Marvel e em contos de fada, a Promessa da Virgem é uma jornada para conhecer a si mesmo e ser si mesmo. Também é chamada de Jornada Criativa ou Jornada do Rebelde, e ainda Caminho do Artista.

Segundo Kim Hudson, sua jornada é composta por 13 passos.

Primeira Fase

1. O Mundo que Ela depende

Nessa etapa mostra-se do que a Virgem é dependente, podendo ser 4 tipos de dependência: sobrevivência, convenção social, proteção, e necessidade de ser amada ou de pertencimento. Ela tem um vislumbre de quem realmente é, mas o suprime para continuar no mundo.

No filme Legalmente Loira, Elle está obcecada em se casar com alguém e ser loira. No entanto, quando um vendedor tenta enganá-la, vemos um lampejo de seu potencial como advogada.

2. O Preço de se Conformar

Para pertencer ou estar segura, a Virgem adota uma crença que a obriga a suprimir ou ignorar seu dom ou natureza autêntica. Essa crença faz com que ela:

  1. Seja passiva diante da vida;
  2. Concorde em viver com restrições;
  3. Viva uma vida de servitude;
  4. Se submeta à violência psicológica.
Pôster do filme Os Incríveis.
Pôster do filme Os Incríveis.

No primeiro filme de Os Incríveis, o herói Beto (Sr. Incrível) se vê obrigado a esconder os poderes devido à proibição de super-heróis, e trabalhar numa agência de seguros, lidando com os abusos do chefe e chatice de uma vida comum.

3. Uma oportunidade para brilhar

É o momento em que a Virgem tem um gostinho do que aconteceria se ela realmente fosse quem quisesse ser. Isso pode acontecer:

  1. Pelo destino;
  2. Constantemente perseguida pela oportunidade;
  3. Desejo de completude;
  4. Ajudar alguém em necessidade;
  5. Pela Anciã.

Em Mulan, a jovem chinesa ajuda alguém em necessidade ao se passar por homem e se alistar no exército para que o pai doente não seja chamado à guerra.

4. Ela se Fantasia

É um momento divertido, mas não menos importante, em que a Virgem se fantasia para conseguir ser quem realmente é e ainda assim permanecer segura. Pode ocorrer de 4 maneiras:

  1. Fica bela;
  2. Recebe um objeto físico;
  3. Dicas de moda;
  4. Tira a roupa que o mundo lhe deu.
A Avatar de Suzu na rede social U.
A Avatar de Suzu na rede social U.

No filme animado Belle, Suzu cria um avatar na rede social U para cantar e falar em público, que ela não consegue fazer na vida real desde que perdeu a mãe numa tragédia. E em Os Incríveis, Beto sai às escondidas com seu amigo Lúcio para combater a criminalidade.

Segunda Fase

A Virgem descobriu seu dom, mas ainda não consegue revelá-lo ao mundo. Tem medo de machucar, de ser machucada, de não ser compreendida.

Na Segunda Fase da Promessa da Virgem, a criança começa a crescer, a transformação se inicia. Lembremos que o arquétipo da Virgem possui suas sombras: A Vítima e a Prostituta, que tentam-na a desistir de suas crenças e a aceitar o mundo cruel. Estão dentro dela, e também personificadas nos personagens ao seu redor. Ela não precisa vencê-las, mas entendê-las e aceitá-las dentro de si.

A Virgem precisa crescer, e isso significa abandonar a crença que o mundo impôs a ela e revelar a crença que ela desenvolveu sozinha, sua habilidade especial.

5. O Mundo Secreto

Como a Virgem ainda não consegue se rebelar completamente contra o Mundo que ela Depende, ela cria um mundo só para ela, onde pode ser quem é de forma segura: o Mundo Secreto, para onde viaja e se diverte constantemente. O Mundo Secreto pode aparecer como:

  1. Um plano
  2. Em estado psicológico de conforto
  3. Um lugar físico.

Nos filmes, HQs e animações de X-Men, as crianças mutantes são levadas ao Instituto Xavier, onde podem treinar seus poderes de forma segura sem serem perseguidos ou machucarem alguém. O Instituto é seu mundo secreto, de conforto. Escondidos, podem ser quem são.

6. Não se encaixa mais no Mundo

Primeira evidência que a Virgem está crescendo e que vai tentar enfrentar o Mundo que Ela Depende. Ela pode:

  1. Se arriscar mais;
  2. Se sentir confusa;
  3. Atrair atenção;
  4. Se sentir tentada a desistir de tudo, pois conciliar o Mundo Secreto e O Mundo que Ela Depende é muito difícil.

Em Os Incríveis, Beto combate a criminalidade escondido com o amigo Lúcio. Ele perde a paciência quando seu chefe se recusa a salvar uma vítima de assalto.

7. É Vista Brilhando

O Mundo que Ela Depende e o Mundo Secreto se chocam e a Virgem é forçada a revelar sua autenticidade. Momento conflituoso. Pode ocorrer com:

  1. Ela usa demais o dom;
  2. Circunstâncias mudam;
  3. Reconhecida pelo Mundo que Ela Depende;
    Traição.

Em Harry Potter e A Ordem da Fênix, os estudantes treinam escondidos defesa contra as artes das trevas desde que não há um professor adequado para a tarefa, mas são traídos por Marieta Edgecombe, que revela as reuniões para Umbridge, a nova diretora de Hogwarts.

8. Desiste do que a Manteve Presa

A Virgem perde o Mundo Secreto. Ela precisa aprender que deve liberar seu dom/crença natural, e não mantê-lo escondido, superando a crença falsa que o Mundo lhe passava.

Importante: esse passo deve ser refletido atentamente, pois é quando a Virgem engaja a audiência e quando ela se transforma e passa a ser mais ativa. É um ponto de virada, de sem retorno.

Soluço e Banguela se olhando nos olhos.
Soluço e Banguela se olhando nos olhos.

No filme Como Treinar o Seu Dragão, após Soluço perder Banguela e ser renegado como filho, ele descobre que não foi a fraqueza que salvou Banguela como seu pai lhe fazia acreditar, mas a compaixão. Assim, ele decide treinar os amigos para salvar os dragões e os vikings, aceitando que a compaixão é sua força e rebelando-se contra o modo de viver viking. Para crescer, Soluço deixa para trás as crenças dos vikings e abraça a sua. Ele brilha.

Os Mutantes de X-Men sempre foram tratados como doença, com temor, por causa de seus poderes estranhos. Mas o Instituto Xavier passou aos X-Men uma nova crença, ensinou que podiam viver em paz, que seus poderes são dons e não maldições.

9. Caos no Reino

O Mundo que a Virgem Depende vira um caos, pois não aceita — e ainda não sabe aceitar — a mudança dela. Esse é o ponto que mais difere uma história de Virgem de uma história de Herói, pois na Virgem a comunidade precisa se transformar, enquanto no Herói a comunidade é boa e só precisa ser protegida e preservada.

Em X-Men Evolution, após os Mutantes revelarem seus poderes para protegerem a população dos sentinelas e de Magneto, as pessoas se voltam contra eles, temendo-os e caçando-os. Mas por ser impossível saber quem é mutante, a própria população sofre com a perseguição. O mundo inteiro vira um caos.

Terceira Fase

O Mundo ainda precisa se adaptar à mudança da Virgem. Tão acostumado a dizer como ela devia se comportar, agora que ela manda em si própria, ela parece estranha, temível. Deve ser reprimida para que a paz volte.

Se o Mundo não mudar, ele vai morrer. O Mundo perdeu a Virgem, e agora percebe que era ela quem o mantinha vivo. Tentará resgatá-la a todo custo, mas só com a mudança da comunidade é que ela poderá conviver com ele.

Lembremos que o Mundo é aquilo a quem a Virgem pertence, que a nutre, mas a poda. Que passa o falso ensinamento que para a Virgem viver em paz, ela precisa esconder suas habilidades. Ficar quieta. Comportar-se como querem que ela se comporte. Assim, o Mundo pode ser um reino, um estado autoritário, um professor que despreza artes, uma família adorável em todos os quesitos, mas sufocante.

Na última fase da Promessa da Virgem, o mundo em que ela vive — ou abandonou — está em transformação. Diferente da Jornada do Herói, aqui o mundo nunca foi um lugar de conforto, realmente seguro. Ele podia até ser considerado o antagonista da Virgem, seu vilão. Nesse caso, não cabe à Virgem derrotá-lo. Ele é essencial para ela.

Também não cabe à Virgem transformá-lo. É o próprio Mundo que deve perceber a importância da transformação. A transformação deve partir dele mesmo. O Reino, o estado, a família, precisam mudar.

10. Perambula nas Terras Ermas

Separada dos velhos costumes e da antiga forma de pensar, mas temendo suas opções de futuro, a Virgem pausa para pensar e preencher o sentimento de vazio interior. Sua única escolha é olhar para dentro de si mesma e decidir o que quer da vida. Se ela escolher a paz com o mundo, terá que sacrificar uma parte de si. Se ela escolher abraçar seu dom, talvez não haja espaço para ser feliz e viver em paz.

Vampira, de X-Men, O Confronto Final.
Vampira, de X-Men, O Confronto Final.

Vemos esse momento de dúvida com a jovem mutante Vampira no filme X-Men: O Confronto Final. O Instituto Xavier ensina para Vampira que seu poder é um dom, e não uma maldição, mas após a descoberta da cura mutante e da morte de Xavier, não resta nenhuma perspectiva de um bom futuro para ela. Vampira decide sacrificar seu dom e toma a vacina.

11. Escolhe brilhar

Se a Virgem decidir continuar a ser quem realmente é, a Jornada continua e alcança seu clímax. Aqui ela volta à ação. Ela deve agir de acordo com quem ela é, independentemente da reação externa a ela, de como o Mundo vai se comportar a partir de agora.

Em Shrek, a Princesa Fiona recusa o lorde Farquaad e acaba se transformando em ogro após o beijo do amor verdadeiro (Shrek), porque essa é sua verdadeira forma. Ela aceita a forma feia para viver feliz com o amado, mesmo que isso pareça um absurdo e — no próximo filme — seus pais não queiram.

12. A Nova Ordem (Resgate)

O Mundo não consegue viver sem a Virgem, então precisa recuperá-la. Ele pode tentar obrigá-la a retornar, mas para que ela permaneça no mundo, a mudança tem que vir do mundo. Esse passo é o início da transformação da comunidade. Pode ocorrer de duas formas:

  1. Reconhece o valor da Virgem e de sua autenticidade;
  2. Se dispõe a sacrificar uma parte de si para que ela não vá embora para sempre.

Em Como Treinar o Seu Dragão, o pai Stoico não salva apenas Soluço, mas também o dragão Banguela, reconhecendo o poder do filho que será preciso para derrotar o Morte Rubra.

13. O Mundo Brilha Mais Forte

O Mundo finalmente percebe que a mudança foi necessária e que as pessoas estão mais felizes agora. O Caos e a Mudança abriram espaço para a liberdade, o amor incondicional, a criatividade e a alegria.

Em Os Incríveis, Beto aceita lutar junto com os filhos, mesmo que isso os ponha em risco, pois confia em suas capacidades. O Mundo reconhece os atos de heroísmo e ser herói deixa de ser um crime.

Esse texto é uma atualização do estudo de caso Os Incríveis 1.

Se você se interessou em saber mais sobre a Promessa da Virgem, confira o site da Kim Hudson e meu texto sobre Arquétipos Femininos e Masculinos.

Gostou do texto? Deixe seus aplausos, eles vão até 50.

Se puder contribuir financeiramente com o blog para que eu continue escrevendo, me dê uma gorjeta (tips)!

Você também pode adquirir meus contos ecofantásticos através deste link.

--

--

Brazilian pharmacist in loved with History, Fantasy and Ecofiction. Author of The Blood of the Goddess. I write about nature in poems and fantasy stories.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Paulo Moreira

Paulo Moreira

110 Followers

Brazilian pharmacist in loved with History, Fantasy and Ecofiction. Author of The Blood of the Goddess. I write about nature in poems and fantasy stories.